Inteligência artificial por trás do tráfego pago
Desde a popularização da internet, o número de pessoas que dependem dela para tarefas cotidianas só aumenta. A forma como nos relacionamos com o mundo e com as outras pessoas passam frequentemente por redes sociais e aplicativos de comunicação, sites de notícias te mantém informado em tempo real em relação a acontecimentos do mundo todo, o atendimento bancário, consultas médicas e até mesmo o supermercado vem substituindo a necessidade de deslocamento por aplicações seguras e eficientes direto na tela do seu smartphone.
Toda essa atenção direcionada ao mundo digital vem atraindo uma parcela cada vez maior do mercado publicitário, o percentual de investimento em publicidade direcionada em gigantes como Google e Facebook impulsiona o desenvolvimento de ferramentas que identificam melhor a pessoa para quem se propõe os anúncios, essa identificação é feita através de ferramentas de inteligência artificial que mapeiam o nosso comportamento online e enxergam tendências, muitas vezes até antes de nós mesmos identificarmos.
Um exemplo disso é quando descobrimos um novo hobbie, imagine que você passa a se interessar por culinária, você vai ver vídeos de preparo de receitas no YouTube, vai pesquisar receitas e utensílios para cozinha no Google e também passa a acompanhar perfis de chefes famosos no Instagram e Twitter, com essas informações que você gera ao navegar por essas plataformas alimentam os algoritmos desses sites e aplicativos e assim eles sabem quais anúncios serão melhor aproveitados por você, e assim você passa a ver ofertas de panelas, móveis de cozinha e eletrodomésticos e até mesmo propagandas de cursos de culinária a cada vez que navega pela Internet.
As informações que essas plataformas acumulam são muito mais complexas que o que foi descrito no exemplo acima, a inteligência artificial do Facebook por exemplo guarda metadados a respeito dos seus gostos e hábitos desde o momento em que você criou um perfil na rede social e consegue prever tendências de mudança de comportamento, de escolhas de compra e sabe o que te oferecer mesmo antes que você saiba.
Mas na prática o que é essa inteligência artificial?
Ela é um conjunto de algoritmos que processam dados que são captados em toda a nossa interação no digital, esses dados são lidos e calculam tendências observando o que pessoas com hábitos/interesses parecidos com os seus, fazendo uma espécie de previsão do futuro.
As vantagens desses sistemas inteligentes para a empresa/anunciante é fazer anúncios direcionados para o seu público garantindo uma maior efetividade e taxas de conversão muito melhores, para os usuários/consumidores a vantagem está na experiência personalizada, os produtos e serviços oferecidos são realmente interessantes, vão aparecer nos espaços publicitários durante a navegação itens que atendem a sua necessidade naquele momento ou que projetam uma necessidade futura.
Como utilizar essa inteligência para melhorar os resultados do seu negócio?
Essas ferramentas utilizam machine learning (aprendizado de máquina) para refinar os seus resultados, inicialmente elas vão aplicar modelos que deram um bom retorno para anúncios que possuem públicos parecidos com o seu, e conforme as interações com os seus anúncios vai acontecendo o algoritmo vai refinando os resultados para oferecer o seu anúncio a públicos que o considerem relevante.
Ao mesmo tempo cabe a quem faz a gestão do tráfego das suas campanhas em todas as plataformas observar os anúncios que estão dando os resultados mais equilibrados entre público e alcance para repetir a fórmula em novos conjuntos para continuar buscando a atenção e conversão do público interessado.
Com as alterações necessárias nos anúncios e a quantidade de dados que a inteligência artificial acumula sobre o comportamento do seu público, os resultados tendem a ser cada vez mais eficientes e você ainda recebe relatórios detalhados que te apresentam tendências de comportamento que podem ser valiosas para o seu negócio.