O dia 12 de junho, Dia dos Namorados, é uma das datas sazonais mais importantes e lucrativas do calendário do e-commerce brasileiro!
Devido à pandemia, os novos hábitos de consumo influenciaram essa data, modificando a forma de consumir.
Há uma tendência crescente de presentear a pessoa amada com “experiências” em vez de itens materiais.
Prova disso foi o maior número de pesquisas no Google por ideias de presentes que promovam “experiências” voltadas para o bem-estar nos mais diferentes nichos: autocuidado, sexual e outros.
PROPORCIONE EXPERIÊNCIAS
Para conquistar o coração desses consumidores apaixonados, as marcas precisam concentrar esforços para estarem presentes com:
- conteúdo relevante,
- produtos diferenciados,
- experiências afetivas.
Gerando conexão e impactando as pessoas em seu nível emocional. Uma boa ideia é oferecer produtos que sejam considerados presentes especiais.
Negócios com nichos específicos como: turismo, restaurantes, autocuidado, sex shop e outros; encontram nessa tendência de consumo uma oportunidade de ajudar o cliente a viver “experiências”.
Por exemplo, no ano passado a Dior, fez uma promoção Dia dos Namorados exclusiva para as compras realizadas pelo seu e-commerce na cidade de São Paulo, em que na compra do perfume Miss Dior acima de 100ml, o consumidor recebia junto com a compra um lindo buquê de flores.
Outro exemplo de promover experiências para o cliente, foi o da rede de fast food Johnny Rockets, que durante todo o mês de junho de 2021, ofereceu seus hambúrgueres em formato de coração, tanto nas lojas físicas como no serviço de delivery.
Como “marca”, o segredo para o sucesso é compreender como as pessoas se relacionam, o que valorizam e como isso influencia o processo de compra.
- “Explore emoções” criando narrativas que gerem conexão e identidade com o seu público alvo. Use e abuse do storytelling e conte histórias.
- “Promova o bem” aproveite a onda do amor e promova experiências além das relações interpessoais. Apoiar causas filantrópicas é uma ótima estratégia para posicionar a sua marca de maneira mais positiva.
As marcas que mais geram desejo são aquelas que geram conexão e impactam o consumidor explorando o emocional. É importante que as marcas entendam o público alvo e o que realmente tem valor para esse público, isso pode ser feito através do digital com pesquisas de opinião e da análise de plataformas como o Google. Quanto maior for essa compreensão e entendimento, mais assertivo será o marketing.
Como consumidor, qual foi a marca que te proporcionou a melhor experiência?
Se você é empreendedor, compartilhe qual tem sido o diferencial do seu negócio para gerar experiência?