TENDÊNCIA DE CONSUMO – DIA DOS NAMORADOS

O dia 12 de junho, Dia dos Namorados,  é uma das datas sazonais mais importantes e lucrativas do calendário do e-commerce brasileiro!

Devido à pandemia, os novos hábitos de consumo influenciaram essa data, modificando a forma de consumir. 

Há uma tendência crescente de presentear a pessoa amada com “experiências” em vez de itens materiais. 

Prova disso foi o maior número de pesquisas no Google por ideias de presentes que promovam “experiências” voltadas para o bem-estar nos mais diferentes nichos: autocuidado, sexual e outros.

PROPORCIONE EXPERIÊNCIAS

Para conquistar o coração desses consumidores apaixonados, as marcas precisam concentrar esforços para estarem presentes com:

  • conteúdo relevante, 
  • produtos diferenciados,
  • experiências afetivas.

Gerando conexão e impactando as pessoas em seu nível emocional. Uma boa ideia é oferecer produtos que sejam considerados presentes especiais.

Negócios com nichos específicos como: turismo, restaurantes, autocuidado, sex shop e outros; encontram nessa tendência de consumo uma oportunidade de ajudar o cliente a viver “experiências”

Por exemplo, no ano passado a Dior, fez uma promoção Dia dos Namorados exclusiva para as compras realizadas pelo seu e-commerce na cidade de São Paulo, em que na compra do perfume Miss Dior acima de 100ml, o consumidor recebia junto com a compra um lindo buquê de flores.

Outro exemplo de promover experiências para o cliente, foi o da rede de fast food Johnny Rockets, que durante todo o mês de junho de 2021, ofereceu seus hambúrgueres em formato de coração, tanto nas lojas físicas como no serviço de delivery. 

Como “marca”, o segredo para o sucesso é compreender como as pessoas se relacionam, o que valorizam e como isso influencia o processo de compra.

  • Explore emoções” criando narrativas que gerem conexão e identidade com o seu público alvo. Use e abuse do storytelling e conte histórias.
  • “Promova o bem” aproveite a onda do amor e promova experiências além das relações interpessoais. Apoiar causas filantrópicas é uma ótima estratégia para posicionar a sua marca de maneira mais positiva.

As marcas que mais geram desejo são aquelas que geram conexão e impactam o consumidor explorando o emocional. É importante que as marcas entendam o público alvo e o que realmente tem valor para esse público,  isso pode ser feito através do digital com pesquisas de opinião  e da análise de plataformas como o Google. Quanto maior for essa compreensão e entendimento,  mais assertivo será  o marketing.

Como consumidor, qual foi a marca que te proporcionou a melhor experiência?

Se você é empreendedor, compartilhe qual tem sido o diferencial do seu negócio para gerar experiência?

Luciana Machado

Luciana Machado

Empreendedora digital, já foi de sacoleira a estilista premiada e hoje se dedica a auxiliar pessoas que queiram iniciar ou trazer o seu negócio para o digital.